quinta-feira, 29 de maio de 2008

Jogos advergame

Muito tem se falado ultimamente sobre propaganda em jogos, não é para surpreender ninguém o interesse das empresas em anunciar em jogos e dos desenvolvedores em publicar anúncios. O mercado de jogos já movimenta US$ 30 bilhões por ano e atinge diversas faixas etárias, logo, além de vender jogos querem vender através dos jogos. Para quem anuncia a vantagem é um público consumidor enorme e variado, para quem produz jogos esse tipo de anúncio ajuda a pagar as contas de produção que hoje em dia passam atingem dezenas de milhões de dólares facilmente.
Além das propagandas em jogos existem também jogos de caráter promocional, conhecidos como advergames. Geralmente tem um nível baixo de complexidade e a tecnologia aplicada nunca é a mais avançada do mercado. O objetivo do advergame é entreter e vender algum produto ou serviço. Com o advento da internet os advergames explodiram e muitas empresas passaram a investir nessa área. Não é raro encontrar sites de empresas e produtos que trazem algum tipo de jogo online, principalmente quando o produto é voltado para jovens ou crianças.
Os advergames para internet geralmente são criados em Flash, levam pouco tempo para serem desenvolvidos e não custam tanto dinheiro comparado a jogos “normais”. Apesar da maioria dos advergames serem para internet alguns investem pesado e atacam também o mercado de consoles, a rede Burguer King por exemplo anunciou recentemente um jogo Xbox 360. O custo de produção de um jogo para Xbox não é baixo, não faço idéia do público e tipo de retorno que a rede pretende com esse investimento.
Esse tema está em destaque e é alvo de discussões mas engana-se quem pensa que é coisa nova, propaganda in-game e advergames existem desde os tempos do Atari 2600. A Johnson & Johnson tinha uma espécie de space adergama chamada Tooth onde o jogador deve defender os pobres dentes dos germes causadores de cárie. A Coca Cola tinha o Pepsi aderre, em ataque claro a sua concorrente o jogador tinha que impedir a invasão da Pepsi e até destruir o logo da companhia rival.A época dos consoles de 8 e 16 bits também teve suas propagandas in-game e advergames. A Pizza Hut e a Domino’s Pizza brigavam para agradar seus clientes também no mundo dos consoles. Diariamente já encaramos propagandas na televisão, cinema, em revistas, sites de internet, pontos de ônibus e onde mais você olhar. Não vejo porque não ter propagandas em jogos. O universo da série GTA foi usado para uma uma brilhante propaganda da Coca Cola, levar propagandas para o universo do jogo não é problema algum. Chato seria encontrar um outdoor em alguma vila de word of warfdor mas creio que isso nunca vai acontecer. Se a propaganda couber no contexto do jogo sem mudar o rumo das coisas não acredito ser incomodo para nenhum jogador.Advergame (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e videogame = jogo eletrônico ou simplesmente game = jogo). nome dado a estratégia de comunicação mercadológica (ferramenta do marketing) que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista. Podem ser considerados advergames desde jogos exclusivamente desenvolvidos com fins publicitários até jogos diversos que contenham mensagens publicitárias em sua interface, sem ter uma relação direta de sua estratégia de jogabilidade com seu conteúdo.

Em 1983 a Atari desenvolveu encomendada pela Coca-Cola um cartucho para ser distribuído entre seus funcionários intitulado "Pepsi Invaders" com grande sucesso, com um jogo que consistia em um clone do seu popular título "Space Invaders" com o logo da Pepsi no lugar de naves alienígenas, sendo considerado um dos primeiros advergames da história. Atualmente a internet mostra-se uma importante meio para a hospedagem e uso desta ferramenta e as possibilidades e usos vão desde jogos de plataforma, ao patrocínio de sites jogos. Os celulares e palmtops são outras fronteiras que ainda estão sendo testadas pelas empresas que optam por esta estratégia de marketing como substrato para estes jogos de interesse persuasivo.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger